Ensino Fundamental

 

1° ao 5° ano

No Ensino Fundamental a criança está preparada para a alfabetização, e nossos alunos se encontram afundo no mundo das palavras e textos. Já conseguem ler, escrever e construir pequenos textos livremente; resultado também de um trabalho sequenciado da educação infantil.

O Ensino Fundamental I, que abrange do 1º ao 5º ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.

Faz parte dessa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. Esse processo valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto é imprescindível uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Seus objetivos se baseiam numa formação geral comum a todos, garantindo o desenvolvimento de suas aptidões, capacidade de raciocínio, espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética. Deve se assegurar o saber e o saber fazer, a teoria e a vivência, o desenvolvimento físico, motor e artístico, atitudes visando à formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na sociedade.

Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do ambiente.

As educadoras acompanham e avaliam o desenvolvimento e desempenho da criança através de avaliações bimestrais individuais, trabalhos, atividades, participação e observações durante todo o ano letivo. O resultado deste trabalho é compartilhado com responsáveis pelos alunos através de reuniões entre pais e equipe pedagógica.

Obs.: No trabalho desenvolvido com projetos e exposições a criança desperta para pesquisas e prazer pela leitura. Criamos, assim, o "Clubinho da Leitura" para alunos ingressantes do 1º ano, como incentivo para interpretação, leitura e escrita. Ao final desse projeto, os alunos tornam-se autores e criam um livro, trabalho em parceria escola/família. Em uma Noite de Autógrafos apresentamos à família e convidados o resultado do projeto desenvolvido e realizado por nossos alunos.

Traga sua criança para fazer parte da família SNOOPY.

Educação é coisa séria!