Educação Infantil

 

Mini Maternal

O currículo e os programas desenvolvidos pela nossa escola trabalham com crianças a partir do momento em que estejam andando, compondo, assim, a turminha do Mini-Maternal.

Os primeiros anos de vida é o período em que os seres humanos mais absorvem e adquirem conhecimento e experimentam um desenvolvimento muito intenso. Pode-se comparar o cérebro de um bebê a um computador novinho, a espera de programas. E assim as janelinhas vão se abrindo e alimentando outras.

E objetivando um desenvolvimento prazeroso para nossos “mascotinhos”, o trabalho pedagógico é  totalmente baseado em atividades lúdicas, que apresentam uma infinidade de estímulos vitais para sua formação, entre elas: a coordenação motora, criatividade, raciocínio, identidade, autonomia, comunicação, sociabilização (conviver em sociedade), entre muitos outros.

Às crianças são proporcionados ambientes favoráveis ao seu desenvolvimento, com brinquedos adequados à idade, estímulos visuais, auditivos, táteis, além de profissionais especializados a utilizarem todos estes materiais a favor dos bebês.

Todo o planejamento pedagógico para a turma do Mini Maternal é elaborado para a faixa etária entre 1 e 2 anos e além de uma professora pedagoga, monitoras também acompanham e auxiliam as atividades com a turma. É notória a evolução das crianças logo nos primeiros meses!

Maternal 1

Iniciando sua vida escolar surgem experiências novas que facilitam o crescimento e desenvolvimento da criança. E assim como todas as turmas da educação infantil, no Maternal l (02 anos de idade) a criança aprende de forma lúdica e prazerosa, isto é, através de brincadeiras, jogos, histórias e músicas.

Nesta idade a criança apresenta um aumento constante de novas palavrinhas em seu vocabulário, que facilitam a comunicação ao expressar suas necessidades, possibilitando, assim, uma melhor interação com outras crianças e adultos. E uma forte aliada a este trabalho é a MÚSICA, pois estimulam a habilidade para observar, imitar posturas e movimentos, potencializar sua coordenação motora e, principalmente, sua oralidade (desenvolvimento da fala).

A socialização e interação com outras crianças começa se dar de forma natural, criando a partir daí laços de afetividade com as outras, percebendo ao mesmo tempo como é bom ter amigos. A família e a escola são parceiros importantes na orientação e apoio desses pequeninos, como na hora de dividir um brinquedo, desculpar-se, entre outros. 

Maternal 2

Na idade de 3 anos, Maternal II, aprimora-se o trabalho social e a criança conquista sua própria linguagem, fixa-se como ouvinte, apresenta maior capacidade de concentração, possui maior compreensão da sequência lógica.

Quando a criança entra na idade pré-escolar, entre três e seis anos, seu universo torna-se muito maior, com infinitas e profundas transformações. Surge a possibilidade de contato com várias crianças com diferenças de raça, credo, valores e costumes. Novos amigos, brincadeiras e aprendizados.

A criança formará novas amizades, influenciando e sendo influenciada por elas, adquirirá maior autonomia e novos hábitos, aprenderá a assumir algumas responsabilidades por seus atos, de acordo com a fase em que se encontra.

Começam os primeiros contatos visuais com as letrinhas e números. Observar, cantar, desenhar, colorir e brincar estão presentes constantemente em seu cotidiano escolar.  

Dentro da proposta da escola, avaliamos a criança através de observações, considerando os aspectos cognitivos, motores sociais e afetivos.

Jardim 1

Nesta faixa etária de 4 anos, turma de Jardim I, a criança, geralmente, está bem socializada e comunica-se com maior facilidade com as pessoas ao seu redor. Nesta idade elas se encontram na fase do realismo imaginário no qual, para elas a imitação representa a realidade, onde a maioria das coisas são vistas e dotadas de intenções e sentimento.

Possui uma capacidade de expressão verbal mais desenvolvida, maior concentração, sendo capaz de ouvir histórias e repetir a seqüência delas.

E consequentemente trabalha a construção e criatividade acompanhada de observações nos aspectos cognitivos, motores e sociais afetivos.

Inicia-se, a partir daqui, um contato direto com as letrinhas, números e grafias simples de forma lúdica e prazerosa, e está sempre sendo incentivada a criar e tentar. Uma fase de muitas descobertas!


Jardim 2

O trabalho realizado com crianças de 05 anos engloba muitos projetos lúdicos, e a criança é preparada para entrar, em breve, no mundo da alfabetização.

Nesta fase as crianças já cooperam bastante, formando pequenos grupos de amigos. Aumentam sua capacidade de concentração, apreciam a companhia de outras crianças, colaboram com seus aprendizados e experiências em conversas, escutam outras pessoas falando e interessam por histórias mais longas.

Nesta idade da turma de Jardim II as crianças preferem histórias da vida real acumuladas de repetição e muita ação. Estão sempre atentas também aos contos de fadas e de humor.

Ao final de todo o ano de trabalho, as crianças desta turma já tiveram um grande contato com as letras, palavras, números e outros aprendizados que fecham com chave de ouro o ciclo da educação infantil.

Para as crianças que concluem esse ciclo, já preparadas para entrar no Ensino Fundamental, realizamos no final do ano algumas celebrações de "formatura", Encontro de pais de formandos, Retiro da Amizade, entre outros.

Nos anos adiantes, no Ensino Fundamental, os projetos e atividades interdisciplinares tornam-se cada vez mais constantes, priorizando sempre o prazer e busca por novos conhecimentos.